sexta-feira, 11 de abril de 2014

5ª Semana da Quaresma - Sexta-Feira (11/04/2014)

 
Evangelho (Jo 10,31-42)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?”

33Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’?

35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acre­diteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”.

39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.



Homilia

As obras de Deus, no meio de nós, causam conversão, cura, libertação, restauração, reflexão e mudança de vida!

”Os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. E ele lhes disse: ‘Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?”’ (João 10, 31-32).

À medida que vamos nos aproximando da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, nós vamos entendendo as motivações que os homens têm em seu coração para entregar, condenar e matar Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Sabem, meus irmãos, nós, muitas vezes, gostamos de nos livrar daquilo que nos incomoda. Claro que coisas que não valem nada, que não têm valor, nós precisamos realmente nos livrar delas. Mas, muitas vezes, queremos nos livrar daquilo que, para nós, é reflexão, é pensamento, é mudança. E foi isso que fez um grupo de judeus, muitos deles quiseram se livrar de Jesus; a obstinação que eles tinham, em seu coração, crescia dia após dia. O grupo já estava tão revoltado, com tanto ódio do Senhor, que alguns até pegaram pedras para poder apedrejar o Senhor.

Eles já não aguentavam mais, pois o Senhor já os incomodava demais; a presença d’Ele lhes causava irritação e indignação. Jesus, no Seu modo sereno, calmo e muito objetivo, pergunta: “E ele lhes disse: ‘Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?”’ (João 10, 31-32).

Nós que conhecemos as obras de Jesus, porque elas se manifestam no meio de nós, podemos ter uma certeza: as obras de Deus, em nosso meio, causam conversão, cura, libertação, restauração, reflexão e mudança de vida. Contudo, para aqueles que não acolhem a mensagem de Jesus nem a obra do Senhor, estas podem significar revolta, ira, indignação, indiferença, frieza, e, sobretudo, rejeição para alguns.

O que a obra de Deus está realizando no seu coração? A presença de Deus, no meio de nós, a ação de Jesus no meio de nós, o que ela provoca no meu e no seu coração?

Algumas vezes, nós ficamos revoltados e indignados contra Deus e contra a obra d’Ele; no entanto, aqueles que a acolhem interiormente – e se permitem ser perscrutados pelo Espírito do Senhor – as obras de Deus causam mudança de vida, tendo em vista que Jesus veio para nos incomodar. Que as palavras do Senhor incomodem a nossa vida, para que dia a dia possamos nos converter mais para o Reino de Deus!

Deus abençoe você!



Nenhum comentário:

Postar um comentário